Um assunto desafiador e importante na operação logística são os cuidados e prevenções da frota de veículos, pois envolve uma constante avaliação de investimentos e resultados. Mas antes de entender os custos logísticos envolvidos, é importante identificar quais os tipos de frotas e qual pode se adequar melhor ao seu perfil.
Como é um ponto sensível para as empresas e está vinculado a investimentos e custo, torna - se importante na estratégia logística e empresarial, identificar quais fatores são preponderantes e efetivos no direcionamento da modalidade escolhida.
Como, por exemplo, podemos observar as seguintes situações:
Frota Própria:
Quando a empresa possui veículo pertencente a empresa, sendo escolhida como modalidade que embora possa ter um custo mais elevado. Favorece o controle e a disponibilidade da quantidade de veículos, além de fornecer segurança e confiabilidade na entrega dos produtos.
Frota Alugada:
Esta opção pode ser empregada quando se considera a redução de custos e a tranquilidade de ter uma empresa cuidando dos desafios que esta modalidade pode desenvolver durante a operação de entrega.
Frota Terceirizada:
Esta modalidade vem crescendo com o passar do tempo, onde a empresa utiliza o veículo permanentemente, sendo realizado um acordo mediante contrato.
Um benefício interessante sobre esta modalidade é que você pode ter uma previsão de custo e flexibilidade para substituir o veículo em casos específicos.
Observando estas modalidades é possível identificar custos operacionais que podem comprometer a empresa e escolher de modo estratégico o melhor processo logístico, através de um planejamento de gastos, manutenção e ações preventivas e preditivas.
Conforme a modalidade escolhida é preciso entender o desafio que todas elas podem gerar, que vão da redução dos gastos até a melhora de resultados. Mas com certeza uma delas é o seu modelo de negócio ideal e vai trazer tranquilidade e praticidade para a sua operação logística.
Quer entender um pouco mais sobre esse universo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro dos próximos posts!
Comments